sexta-feira, 22 de março de 2013

Ta ai, PORÉM EU FUI ALÉM e coloquei morangos com um sorvete MAGNUN dentro do creme, ficou maravilhoso, vi esta evolução da receita no restaurante Paris 6 de SÃO PAULO, muito bom. Mas somente o creme com aquele açucar caramelizado por cima e gelado pro debaixo deixa um contraste maravilhoso. Receita fácil, requer um pouco de disposição mas é simples, BARATA E CHIQUE ! Vai fazer bonito sem dúvida.
Após o período de geladeira vamos finalizar a receita, caramelizando por cima dos recipientes o restante do açucar da receita, disponha por todos o açucar e com o auxílio de um maçarico culinário vamos caramelizar e formar aquela crosta deliciosa. AHHHHHH MAS EU NÃO TENHO MAÇARICO, E AGORA??????/
Agora amigos vai  o pulo do GATO, pegue um colher e esquente as costas em chama do fogão e deixe beeeeeem queeeeeeeente ( vai dar um baita trabalho limpar depois, mas..........................) coloque sobre o açucar polvilhado que ficará caramelizado instantaneamente, demora pois cada um necessita desse processo porém fica perfeito.
Após os 35 minutos de forno, geladeira ou freezer como dito.
Disponha nos recipientes e em 160 graus ( note a água e o nível) por 35 minutos ou até ficarem durinhos, retire e coloque na geladeira por 2 horas ( DE UM DIA PARA O OUTRO FICA MELHOR AINDA) Eu apressado como sou coloquei no freezer por 40 minutos e ficou bom, porém 2 horas de geladeira é o melhor.
A receita de hoje é uma sobremesa francesa porém fácil demais, CRÈME BRÛLÉE ( CREME QUEIMADO) que de queimado não tem nada.

500 ml creme de leite fresco ( não fica muito legal o de caixinha)
150 ml de leite
1 colher sopa de baunilha
6 gemas de ovos
1 xícara de chá de açucar refinado.

Vamos ao modo de preparo:
- Primeiro retire a clara dos ovos ( eu fiz com 6 gemas, o ideal são 8) misture meia xícara do açucar com as gemas ( PENEIRADAS SEMPRE, PARA RETIRAR O CHEIRO DOS OVOS, RETIRA-SE AQUELA PELÍCULA) e homogenize ( Veja as fotos acima)
- Segundo deixe uma assadeira no forno com uma quantidade de água em 160 graus ( banho maria que irá assar o creme), depois em uma panela fogo médio para baixo coloque o creme de leite, leite ( receita original não vai leite, coloquei pois fica mais molinho, eu prefiro) e a baunilha. Aqueça tudo mexendo e não deixe chegar a fervura, Aquecendo, ai desligue o fogo e tampe por 15 minutos, Após esfriar vá misturando LENTAMENTE E DE POUCO A POUCO com as gemas misturadas com açucar até criar uma cremosidade.

terça-feira, 12 de março de 2013

Para acompanhar fiz um queijo de coalho assado no forno e tostado levemente e rápido em uma frigideira bem quente.
O molho de hortelã combina muito bem, eu fiz da seguinte forma:
- Hortelã cortado bem fino, 1 pitada de sal, 1 pitada de açucar ( isso açucar), 1 colher e meio de água QUENTE, 1 colher de vinagre vinho tinto, reguei com fios de azeite.
- Hortelã cortado coloque em um pilão e soque muito bem, adicione o restante mexendo muito até ficar homogêneo, prove e verifique se esta AZEDO, se isso acontecer adicione um pouco mais de azeite, sal e açucar ok? Ta pronto o molhinho de hortelã. Se por acaso não consegui, existem prontos no supermercado como geleia de hortelã, combina muito com cordeiro.
Carré de cordeiro assado no forno.

Modo de preparo:
- Alecrim
- 1 taça vinho tinto
- 1 dente de alho amassado
- sal e pimenta branca a gosta
- azeite de oliva
Misture esses ingredientes muito bem, até ficar tudo bem concentrado, regue essa mistura nos carrés e deixe marinando com alecrim por cima por 30 minutos, regue a cada 10 minutos.

Forno em 250 graus ( O carré assa rápido, 20 a 25 minutos) mas antes de colocar ao forno proteja os osso com papel alumínio, somente os ossos pois eles irão se queimar caso não realize o processo. A cada 10 minutos regue com um pouco mais da mistura com o vinho, acerte o sal e a pimenta também antes de ir ao forno ( coloque mais pitadas por todo o carré) Coloque para assar, regando em 10 minutos mais 1 ou 2 vezes e pronto para servir.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Paella marinara ( frutos do mar). Uma maravilha de prato.
Ai estão os tipos e tamanhos dos camarões que usei, com o caldo de legumes. Também a foto do camarão já frito no azeite em primeiro lugar.
-Ao final do cozimento do arroz, tampe a panela ( Com tampa, pano de prato ou com papel alumínio, desligue o fogo e deixe aromatizar por cerca de 5 minutos. PRONTO, A PAELLA MARINARA ESTÁ FEITA.
O segredo do prato é respeitar os ingredientes, seu tempo de cozimento e a qualidade de ambos. Pode-se adicionar vagem a receita, original espanhola vai a vagem ok? Espero que tenham gostado e entendido. BOM APETITE E PARABÉNS A TODAS AS MULHERES E AO MEU PAI QUE FAZ ANIVERSÁRIO NESTA MESMA DATA, ESSA RECEITA É DEDICADA A ELE E A TODAS AS MULHERES.
O arroz utilizado pode ser o PARBOLIZADO ou o arroz BOMBA ( PRÓPRIO PARA PAELLA, DIFÍCIL DE ENCONTRAR NO BRASIL), UTILIZAMOS 150 GRAMAS DE ARROZ POR PESSOA, 2 KG APROXIMADOS.

Vamos ao preparo. ( Leva 1 hora para ficar pronta)

- Na panela coloque em fogo médio o tanto suficiente de azeite para preencher toda a base da panela, aqueça o azeite sem queimar e coloque pitadas de sal ( isso faz com que o azeite não espirre). Comece fritando as lulas em anéis ( cercar de 7 minutos), LEMBRE-SE FOGO MÉDIO. Em seguida adicione os pímentões cortados em cubos ou tiras, refogue bem, acrescente o alho triturado.

- Após isso ( vejam as fotos) coloque no meio da panela o extrato de tomate, junto com as ervilhas e deixa refogar por cerca de 8 minutos.
- Os camarões devem ser temperados com limão,sal e pimenta moída a gosto.
-Adicione um pouco do caldo de legumes ( que já deve estar bem quente, para dar andamento ao prato), em seguida coloque os camarões para começarem o processo de cozimento.
-OBS: OS CAMARÕES VG, ANTES DE TODO O COMEÇO DO PRATO DEVEM SER FRITOS DURANTE 5 MINUTOS NO AZEITE QUENTE COM O SAL, RESERVE EM UM REFRATÁRIO APÓS A FRITURA, SERÃO USADO PARA DECORAR O PRATO..
- O principal vem agora, com o arroz já lavado e escorrido ESPALHE MUITO BEM POR TODA A PANELA ( OS ESPANHÓIS FAZEM UMA CRUZ, COMO MOSTRO NOS VÍDEOS JÁ POSTADOS), NÃO PRECISA FRITAR O ARROZ OK? Assim que os arroz for adicionado, coloque o restante do caldo de legumes quente, verifique corretamente para não vazar da panela, coloque o suficiente, fogo alto, vá mexendo, experimente aos poucos o cozimento do arroz e o sal. Cozimento do arroz leva de 20 a 30 minutos em fogo algo, mexa o arroz não esqueça, o arroz parbolizado pode ser feito dessa forma, o arroz comum vai empapar se fizer isso.
- Ao final do cozimento, prove o sal e adicione se necessário. Adicione os mexilhões ( No meu caso, cozinhei eles por 10 minutos e coloquei depois), coloque os camarões e adicione salsinha e cebolinha, abaixa o fogo e deixe por mais 5 a 10 minutos. Prove o arroz, ele estando mole o ponto esta próximo. desligue o fogo, enfeite com os camarões VG.
Vamos para a receita da paella marinara ( frutos do mar):
Para 20 pessoas
- 800 g extrato de tomate
- 2 pimentões vermelhos
- 2 pimentões verdes
- 800 gramas ervilhas
-sal
- alho triturado
- páprica doce e picante
- açafrão
- azeite de oliva
-pimenta branca ou do reino moída na hora
- 4 tabletes de caldo de legumes
- 1 litro de água
- 2 kg camarão médio ( pode ser o pequeno)
- 15 a 20 camarões tipo VG ( para o arremate da paella)
- 650 gramas de lula corta em anéis
- suco de 2 limões para temperar os camarões
Dia internacional da mulher e aniversário do meu pai, comemorações que merecem uma BELA PAELLA DE FRUTOS DO MAR OU MARINARA COMO QUISEREM. Postarei em breve o modo de preparo e o prato.

segunda-feira, 4 de março de 2013

 Esse é o vídeo que depois de muito pesquisar condiz com todos os que vi, Chef Allan explicando que PAELLA é ARROZ e não camarão. Neste um cliente contratou o mesmo para fazer uma Paella com mariscos e frango ( Não é a VALENCIANA ORIGINAL OK ESPANHÓIS ?). No Brasil a carne de coelho não é muito aceita, por isso colocou-se o frango em pedaços. Observem que a única coisa que é frita e retirada são os camarões, o restante é feito para incorporar cada sabor junto do arroz. A receita eu postarei depois. Farei uma Paella com mariscos, camarões e frango para 20 pessoas ok? Lembrando que 100 g de arroz estará muito bem servido.
Esse é o arroz AUTÊNTICO da Paella, arroz BOMBA !
Esse vídeo é para mostrar como os espanhóis fazem a paella VALENCIANA. Vai coelho, frango, linguiça, proco, vagem, pimentões vermelho e verde, alho, molho de tomate e arroz ( Eles tem um arroz próprio chamado arroz BOMBA) difícil de encontrar aqui no Brasil, mas podem usar ou o arroz arbóreo ou o parabolizado. Notem que a paella ai é feita no fogo a lenha, lentamente, cozinhando e aromatizando todos os ingredientes no ARROZ.
Esta semana em comemoração ao aniversário do meu pai e ao dia internacional da mulher irei fazer uma Paella com frutos do mar, é um prato típico espanhol, com algumas dicas importantes no modo de preparo, porém pode ser feito com frango, carneiro, carne boniva, carne de porco, linguiça que fica maravilhoso. Lembrando que PAELLA DE VERDADE É ARROZ, porém um arroz com todos os sabores incorporados dos diversos ingredientes. Postarei modo de preparo e se conseguir um vídeo explicando passo a passo. Boa semana a todos e até.

sábado, 2 de março de 2013

Essa é uma bela dica de um drink muito bom e fácil. Usei uma garrafa de espumante ( Usei o Espumante aurora moscatel, é mais adocicado e combina com o suco) e suco de pêssego.

Dica: O espumante deve estar bem gelado para ser servido e o suco de pêssego deixe por cerca de 30 minutos ( Ai vai do seu freezer, potência e etc.) no freezer, vocês irão notar que ele ficará mais encorpado, esse é o ponto ideal na minha opinião. Coloque dois terços (2\3) da taça de espumante ( Sem fazer espuma, coloque aos poucos com o copo levemente inclinado) depois completo com o suco, decore com uva.

Importante, drinks devem ser feitos NA HORA e BEM GELADOS OK?

sexta-feira, 1 de março de 2013

Muito fácil, barato e prático. São palitos de tomate cereja, presunto, queijo ( na ocasião escolhi ricota), alface e morangos.

Fica muito bonito, é um aperitivo bem light e agrada a todos. Corte os tomates cerejas ao meio, faça pequenas trouxinhas de presunto, queijo, alface e por último o morango ( tomate - queijo - presunto - alface - morango). Siga essa sequência que não tem erro, para dar um gosto a mais e uma cor bonita usei a mostarda DIJON, porém podem usar qualquer mostarda que fica maravilhoso.
Bela pedida para o fim de semana, um ótimo vinho Miolo com mistura de 2 uvas, para acompanhar alguns petiscos e 2 queijos maravilhosos que são o gouda e o estepe. Simples, barato e muito gostoso, essa água que vocês estão vendo ai ( Pra quem não conhece) é levemente com gás, nada forte, para suavizar essas combinações não tem nada igual ( Não me xinguem mas ela custa caaaaaro, mas compensa).
Olá pessoal, finalmente o blog saiu e tenho certeza que muitas pessoas vão dividir as sua alegrias na cozinha comigo. O cozinha do Broto chegou para ficar, quero compartilhar as receitas, lugares bons para se visitar, comer, aprender e curtir. Obrigado pela receptividade tanto aqui como no facebook ( Curtam também por lá a Cozinha do Broto).